domingo, 13 de novembro de 2011

Trabalho Individual - Imagem Fixa - Laboratório de Som e Imagem

Link PICASA: https://picasaweb.google.com/112518990865580086595/LABORATORIODESOMEIMAGEMUniversidadeAbertaAnaPaulaSilva?authuser=0&feat=directlink

Com o presente trabalho pretende-se obter uma sequência de 10 a 20 fixas, que ilustrem, a ajuda de legendas, boas práticas de composição, enquadramento, conceito estético, etc.

Tenho consciência que os assuntos das fotografias expostas não são os melhores, mas parte delas fazem parte das minhas experiências onde tentei através de uma boa composição, enquadramento e tonalidades conseguir a melhor imagem possível.
Saliento que as imagens da minha autoria estão em "bruto", sem qualquer tipo de edição.



Observador

Foto obtida com uma distância focal de 300mm, em que tentei não ter espaços vazios, enchendo assim o enquadramento.




Reza interminável

Esta imagem foi obtida de baixo para cima (contra picado) engrandecendo assim, o assunto. Penso ter conseguido esse objectivo, dado que estas figuras são relativamente pequenas.





Doce olhar
Um instantâneo e um grande plano em que se destaca a expressão da criança. Ao enquadrar a sua cara (em que os pontos fortes são a boca e os olhos) respeitei a regra dos terços* colocando os olhos e a boca nos pontos de cruzamento.

 



Triunfo
O assunto da imagem é um monumento que mostra uma certa simetria. De notar também que as marcações da estrada passaram a constituir linhas  que nos levam ao assunto. Deste modo, não fugi ao clichê de centrar a fotografia.




A árvore da Quinta

Esta árvore situada na Quinta das Lágrimas em Coimbra é uma de duas existentes em Portugal.
Tentei fotografá-la recorrendo a um plano geral da zona envolvente.






Outono

Esta imagem nasceu de uma tentativa de congelamento da imagem. Mas penso ter alcançado uma imagem equilibrada uma vez que folhas não ficaram concentradas num único ponto e também algum movimento.




Pensamento...

Aqui o objectivo foi o mesmo da imagem "Doce olhar", com a particularidade de não ter qualquer profundidade de campo de forma a salientar, o mais possível, o rosto da criança.





Procura

Nesta imagem procurei respeitar a regra dos terços e tentei dar algum movimento à imagem, uma vez que dá a sensação que o pássaro vai a sair de "cena"




 

Linha curva

"Linhas diagonais ou curvas transmitem dinamismo". Foi o que tentei fazer...


















Janela de Óbidos
Nesta imagem tentei obter um bom equilíbrio através  das cores, da luz e até da sombra de forma a conseguir uma boa composição em que estes factores se complementam para dar uma aparência agradável. 





Ficheiros Secretos

Esta imagem faz parte de mais uma experiência, em que tentei obter a maior profundidade de campo possível.


 
Inverno

Nesta imagem tentei um congelamento do fogo através de uma velocidade relativamente alta. 










* Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados que  consiste em dividir a imagem em 3 partes horizontais e 3 partes verticais iguais.
Os elementos mais importantes da imagem devem ser colocados nas linhas ou nas suas intersecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário